Talvez num sábado...
- Jarbas Hoffimann
- 16 de jun. de 2024
- 2 min de leitura
Aqui veja os boletins semanais da Congregação Castelo Forte. Se precisar do texto editável, peça ao @pastorjarbas.

Se você é cristão, conhece os mandamentos. Talvez não palavra por palavra, mas sabe o que cada um deles tem a nos dizer.
Mas há pessoas que acham desnecessários os mandamentos. Ouçam Paulo: “eu não teria conhecido o pecado, a não ser por meio da lei.”(Rm 7)
A Lei de Deus mostra o que é pecado, o resto é firula de “cristão” meia-boca, querendo tirar algo de alguém ou querendo amenizar as dores de consciências pesadas pelo pecado, como se dissesse: “mas o que você fez nem foi tão ruim assim, afinal, quem não faz!?”
A Lei existe para nos mostrar o que é pecado. E está em Êxodo 20.
Existe uma questão sobre a divisão dos versículos. Algumas seitas fazem uma divisão errada dos versículos e criam mais um mandamento. A explicação do primeiro mandamento é transformada no segundo mandamento. Mas pra fechar a conta nos 10, juntam os dois últimos mandamentos.
Aconselho que você olhe o texto de Êxodo 20. O primeiro mandamento está claro no versículo 3. Primeiro, nos versículos 1 e 2, Deus diz porque o povo cumpriria o 3, que é o primeiro mandamento.
Para não restar dúvidas do que é o primeiro mandamento, Deus explica, nos versículos 4 a 6. Mas algumas seitas fazem da explicação um novo mandamento. Que seria o segundo. E vão numerando os mandamentos daí pra frente. Acontece que se transformarmos essa explicação em um mandamento, precisaremos “criar” ainda outro. Porque depois do mandamento do sábado, também tem uma explicação. O versículo 8 diz: “Lembre-se do dia de sábado, para o santificar.” E os próximos versículos explicam isto. Exatamente como acontece nos versículos 4 a 6, mas aqui não são transformados em mais um mandamento.
Enfim. Isso é feito apenas por seitas não cristãs, para justificar porque guardar o sábado é a coisa mais importante para eles e para achar uma forma de atacar os que adoram imagens. Nem precisa, tá proibido no primeiro mandamento com sua explicação.
Fato é que ninguém vai para o céu por cumprir os mandamentos, mas ninguém vai sem os cumprir. Porque nós não conseguimos cumprir os mandamentos, mas Jesus os cumpriu por nós. E, ele nos dá a perfeição que conquistou na cruz. Não é por guardar o sábado que alguém será salvo, é por Crer em Jesus. Os adoradores do sábado serão condenados. Talvez num sábado.
Comments